Eu e o Helpdesk das Declarações Electrónicas..

From: Paulo Pires

To: de_qt@dgita.min-financas.pt

Data: 29 de Agosto de 2007

Assunto: Erro Browser + Java

Boa Tarde,

Estou a tentar proceder à execução do vosso programa relativo ao IRS
sem sucesso. Já testei com Internet Explorer 6, Firefox 2 e Opera 9
(ambos com o plugin Java 6.0) e dá-me sempre um erro dizendo que a
versão de Java não é a correcta.

Heis a minha versão de java:

C:\>java -version
java version “1.6.0”
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0-b105)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.6.0-b105, mixed mode)

O que se passa?

Cumprimentos,

Paulo Pires

——————————————————————

From: de_qt@dgita.min-financas.pt

To: Paulo Pires

Data: 10 de Setembro de 2007

Exmo.(a) Senhor(a),

Acusa-se a recepção do pedido de esclarecimento de V. Exa., e sugerimos que
verifique se possui os requisitos mínimos para proceder à entrega de
declarações electrónicas. Essa informação está disponível no sítio das
declarações electrónicas na internet (http://www.e-financas.gov.pt) em Ajuda >
Questões Frequentes (FAQ)

O mais comum é não possuir o software Java instalado, que pode ser obtido
gratuitamente na Internet em www.java.com. Segue-se as instruções para
instalação e configuração desse software.

Solicitamos que siga as seguintes instruções:

1. Abra o painel de controlo do Windows e aceda a opção Adicionar ou Remover
Programas e remova todas as aplicações Java que estejam instaladas.
(Caso não tenha aplicações Java pode seguir para o passo 3)

2. Reinicie o computador.

3. Aceda a página http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp e escolha a
opção Windows (instalação off-line). Verifique o sistema operativo.

4.Na transferência de ficheiros seleccione a opção “Guardar o programa no
disco”. Após terminado o download deve executar o ficheiro para que o Java
seja instalado.

5. Após concluída a instalação, abra uma janela do Internet Explorer e aceda
ao menu Ferramentas (tools) > Opções da Internet (Internet options)

Escolha o separador Geral (General)
– Limpe os ficheiros temporários seleccionando Eliminar Ficheiros (Delete
Files), e Eliminar Cookies (Delete Cookies).

Escolha o separador Avançadas (Advanced)
– Java VM (ou Microsoft VM) – todas as opções devem estar desmarcadas.
– “Java (Sun)” – deve ter marcada a opção “Utilizar Java?”

6. Reinicie o computador

7. Aceda ao sítio http://java.com/pt_BR/download/installed.jsp e teste se o
mesmo ficou correctamente instalado.

(http://java.com/en/download/help/testvm.xml)

Informamos ainda que também estamos ao seu dispor através da linha 707206707
no período das 9-18h (dias úteis).

Com os melhores cumprimentos

DGCI
Psn

—————————————————————————

Pois bem, que brincadeira de mau-gosto vem a ser esta? Eu disse que já tenho Java instalado e comprovei-o com o output da consola dum sistema operativo muito conhecido por estes senhores (MS Windows) .. E respondem-me como se nem tivessem lido o meu e-mail com atenção?!

Gostei também da parte que toca a referir apenas o Internet Explorer. Por ventura serão os outros cidadãos que pagam impostos, como eu, e que não usam IE, menos merecedores de terem acesso a este serviço? Se ainda duvidam que tenho Java a funcionar, cá está uma prova para os mais cépticos: Java VM Test

E as duas semanas entre a minha questão e consequente resposta? Aposto que se tivesse que pagar algo não me davam as duas semanas…

Enfim, é o país que temos! Exmos. Senhores da DGCI se precisarem de contratar alguém que vos implemente um sistema eficiente e independente, rico em qualidade e sem darem origem a dúvidas do meu género, por favor, contactem-me. Terei muito gosto em indicar-vos meia dúzia de empresas PORTUGUESAS que concerteza se mostrarão à altura… e por um preço bastante inferior ao que terão pago pelo sistema actual.

7 thoughts on “Eu e o Helpdesk das Declarações Electrónicas..

  1. Essas respostas são normais em Portugal. A sequência costuma ser a seguinte:

    1. Enviar um mail;
    2. Receber a resposta “nº 231”;
    3. Responder que agradeço a resposta empacotada juntamente com o email inicial dito por outras palavras;
    4. Receber uma resposta manual a pedir-me detalhes (que normalmente já estão no email inicial);
    5. Voltar a dizer a mesma coisa por outras palavras, adicionando detalhes irrelevantes;
    6. Se o serviço for bom, por esta altura o problema fica resolvido, se for mau não recebo mais respostas.

    Normalmente quem está a responder a emails não se preocupa em ler com atenção, portanto é preciso ler várias vezes a mesma coisa para “entrar”.

  2. Alves says:

    De facto a resposta não foi a mais adequada, mas se não me engano a mensagem exacta de erro refere que deverás utilizar a versão 1.6.0_01 ou superior. Portanto, penso que basta fazeres upgrade à JVM que terás o problema resolvido.

  3. Olá

    Está a tentar usar o simulador o o programa do qual se faz download?
    O Simulador é uma treta
    O que deve ser utilizao é o programa que consta da secção Downloads (em baixo, à esquerda)

    Paulo Vilela

  4. Olá Paulo,

    Também já tive esse problema mas já não me recordo como o resolvi :o(

    Penso que a soluçao passou mesmo pela que o Alves sugeriu: a versão da JVM era diferente.

    Eu na altura que tive o problema andava a desenvolver em JAVA para a Universidade e tinha uma JVM mais recente do que a q eles queriam por isso acho que a solução passou por configurar o browser para usar uma mais antiga!

    Depois acho que eles recompilaram a applet e voltou a não dar…

    Mas já não me recordo porque já foi há uns meses!

    Hugz,
    Luís

  5. Nelson says:

    Olá.estou a fazer o curso de Engª Informática e tenho como trabalho final o desenvolvimento de um simulador de ficheiros em java. Se alguém puder ajudar seja qual for a forma,agradecia muito…
    Obrigado pela atenção…

Leave a Reply

