Netcabo c/ Tráfego Ilimitado.. ou se calhar não!!

Hoje estive uma hora sentado numa loja da Cabovisão, empresa da qual fui um feliz cliente desde o seu aparecimento na região de Aveiro. Bom, feliz, é como quem diz! Raramente tinha problemas. Mas quando tinha, já sabia de antemão as horas infindáveis a ouvir música, que me iam proporcionar até que resolvessem o problema…

Mas voltando ao tópico deste post, lá estava eu, prontinho para fechar um contrato com a referida empresa. Quando lhes dou a nova morada, informam-me que esta não está perfilada no sistema. Dado que o prédio já tem cerca de 2 anos, só posso concluir que está coberto apenas pela Netcabo.

Voltei pra casa, triste como qualquer “internétódependente” estaria na minha situação, e fui à procura de informação sobre os pacotes da Netcabo. Dado o mau feedback que fui captando ao longo dos anos sobre esta empresa, foi com imensa surpresa que constantei que os preços são muito apelativos para quem realizar contrato até final de Outubro, e que qualquer pacote a partir de 8Mbps tem tráfego ilimitado! Ou assim eles nos fazem crer..

A verdade é que tal serviço vem coberto por uma Política de Utilização Aceitável. Política esta que refere todas aquelas coisas, tipo “nao aceder a redes ou servidores sem autorização”, ou “não praticar SPAM”. Agora o que muita gente não lê, é o ponto 5 desta mesma política! Vejamos, e passo a citar:


5. Produtos Netcabo sem limites de tráfego associados
5.1. A disponibilização de Produtos Netcabo sem limites de tráfego associados está sujeita a níveis de utilização razoáveis, para que seja possível garantir uma elevada qualidade na prestação do serviço da TV CABO aos Clientes.
5.2. Determinadas acções no âmbito da utilização do Serviço Netcabo, designadamente downloads e/ou uploads de ficheiros de elevado volume, streaming e outras poderão ter efeitos prejudiciais sobre a rede de banda larga na qual se suporta o Serviço, bem como para os restantes Clientes/utilizadores da rede.
5.3. Quando se verifique que os Clientes com Produtos Netcabo com tráfego ilimitado excederam um nível de utilização razoável, a TV Cabo reserva-se o direito de informar os Clientes desse facto.
5.4. Para além de informar os Clientes que excederam um nível de utilização razoável, e a par da referida comunicação, a TV Cabo poderá:
(i) Proceder à cobrança dos consumos adicionais relativamente ao nível de utilização aceitável, de acordo com o preçário TV Cabo em vigor;
(ii) Reduzir a qualidade do serviço, designadamente diminuindo as velocidades de download e upload nos momentos de utilização acima do nível razoável;
(iii) Proceder à suspensão do Serviço Netcabo, com fundamento em violação grave e culposa das condições aplicáveis à utilização do Serviço Netcabo, nos termos da Cláusula 7. das Condições Gerais dos Produtos e Serviços TV Cabo.
5.5. O valor máximo de utilização aceitável é definido com base nos perfis de utilização dos Clientes e pode variar em função da evolução desses perfis.

Posto isto, surgem-me algumas questões:

  1. Qual é o valor quantitativo respeitante ao “nível de utilização razoável“?
  2. Qual é o valor mínimo quantitativo para que um ficheiro possa ser considerado “de grande volume”?
  3. O streaming também é contabilizado da mesma forma? Ou não me é permitida esta prática de todo?
  4. Com que direito a TV Cabo se reserva a cobrar o tráfego adicional sobre um valor que nem é explícito? Ou o valor é definido ao calhas? Isto é de alguma forma legal?!?
  5. Com que direito a TV Cabo se reserva a diminuir a velocidade contratada nos mesmos trâmites supracitados?
  6. Quem e como é que se define “os momentos de utilização acima do nível razoável”?

A Netcabo responde de uma forma hilariante à primeira pergunta, mesmo sem referir valores, dizendo apenas que o “valor máximo de utilização” é definido per-cliente, consoante a evolução do perfil do mesmo. Perfil dum cliente em termos de uso de um serviço?! Isto não é ilegal?!

Mas a Netcabo julga que andamos aqui a comer gelados com a testa, ou quê!? Olha, a mim é que não me apanham!!

Eu quero…

  1. servir uma rádio online em casa 24/7;
  2. servir as minhas páginas Web;
  3. servir o meu domínio de e-mail;
  4. partilhar imagens das minhas distros de Linux favoritas  (DVD 4GB) num torrent;
  5. seguir a quinzena de podcasts regulares;
  6. e muitas outras coisas…

Sem que me chateiem o juízo! Se vendem um produto que diz não ter limite de tráfego, então não limitem! Deixem-se de merdas, e caso a rede esteja a sofrer com isso, confiram-lhe mais capacidade e qualidade! O que vocês mereciam, era que os clientes baixassem o valor da mensalidade cada vez que os fodem com os vossos problemas técnicos, e com as vossas lérias ao telefone!

Há coisas fantásticas, não há?! E ridículas também..

Parece que só me resta o Meo. Pelo menos no site não referem nada disto, mas amanhã já vou ler um contrato. Alguém sabe de antemão?!

4 thoughts on “Netcabo c/ Tráfego Ilimitado.. ou se calhar não!!

  1. Todos tem limites…

    Uns cobram mais… uns simplesmente fecham um pouco a torneira e ficas net super lenta…

    Mas normalmente é só para pessoal p2p…

  2. phoenux says:

    Pah, eu continuo a ser um feliz cliente da clix… Não tenho limites, e saco a 4MB/s reais sem grandes problemas. Nunca notei que aplicassem qualquer tipo de restrição em qualquer tipo de tráfego.

  3. so conheço dois casos de utilizadores a kem eles ameaçaram dps de constantemente fazerem mais de 500GiBs de downloads…

    por outro lado, na novis conheço kem nunca esteja a baixo dos 700GiBs/mes e nunca tenha menos de 1MiB/s

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